Seguidores

domingo, 1 de julho de 2012

DEPOIMENTO DE TEREZA CRISTINA... "AS PESSOAS MAIS FELIZES NÃO SÃO AS LIVRES DE PROBLEMAS, MAS AQUELAS QUE SABEM LIDAR COM OS PROBLEMAS "


Eu, Tereza Cristina, tenho 26 anos e sou portadora de Osteogenesis Imperfecta. Moro em São Paulo, mas nasci em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, chamada Formiga, em 7 de fevereiro de 1976. 
Quando  nasci, o médico disse a minha mãe: 
"OLHA, SUA FILHA TEM UM PROBLEMA E NÃO VAI VIVER MUITO".
Essas palavras chocaram minha mãe e sua família. Afinal, eu era e sou a única portadora de deficiência na família e tenho três irmãos (dois irmãos mais velhos e uma irmã caçula). Assustados, a primeira coisa que fizeram foi me batizar, pois minha mãe, muito religiosa,  não deixaria sua filha morrer pagã. 
Nasci com o fêmur, a tíbia e o  perônio de ambas as pernas fraturados (as pernas  estavam dobradas em cima de minha barriga e assim ficaram ate que se fortificaram). 
Muitos médicos, corre pra lá e pra cá, informações desencontradas e ninguém sabia ao certo o que eu tinha. Tudo isso até eu completar três anos, quando um médico amigo de uma conhecida, esclareceu minha mãe sobre o que eu tinha e o que deveria fazer pra que eu vivesse bem: 
"CUIDADO COM ELA, PORQUE VAI SOFRER MUITAS FRATURAS ATÉ QUE SE TORNE MOCINHA. DEPOIS ELAS VÃO CESSAR. DÊ ATENÇÃO E CARINHO".
Estas palavras aliviaram minha mãe e me ajudaram a crescer. 
Na minha primeira tentativa de ficar em pé no berço, quebrei a perna e só comecei a 
andar com três anos, em meio a muitas outras fraturas. 

Sempre fui muito espertinha, muito custosa, muito teimosa. Brincava com as outras crianças, fugia de casa escondida pra brincar na rua, subornava minha irmã pra andar na sua bicicleta sem que a minha mãe visse. Eu tinha um velotrol e com ele aprontava por ai: "sai da frente que lá vem a Formiguinha!". 
Sempre freqüentei escolas públicas que nunca foram adaptadas, mas que sempre me receberam muitíssimo bem. Tive ótimos professores e excelentes colegas de classe que sempre me ajudavam quando eu aparecia quebrada ou faltava pelo mesmo motivo. 
Sempre freqüentei a escola, mesmo quando estava engessada, e me formei Professora Primária; mas não exerço a profissão. A faculdade é um sonho ainda não realizado, mas estou quase lá. Quero ser Psicóloga. 

Aos nove anos, descobri que tinha escoliose; fiz uma cirurgia, mas não foi bem. Usei um aparelho pra manter a coluna ereta durante longos seis anos. Era uma tortura. Com dezesseis anos fiz a segunda cirurgia e, ai sim, fiquei  livre do aparelho, sem dores, pronta pra outra. Fiz outras duas cirurgias no maxilar em conseqüência do aparelho e, a última,  no ouvido direito, pois estava perdendo a audição. Hoje ando normalmente, sem nenhum aparelho, bem independente. 
Adoro viajar, seja sozinha ou acompanhada.Trabalho, me divirto também, adoro música, dançar, cantar, ler, escrever. A Net me foi bem vinda, pois através dela até arrumei um namorado, que deixou de ser virtual pra ser real. Fiz e faço amigos de longe e de perto. Sou uma pessoa esforçada, alegre, otimista, determinada, corajosa, teimosa, meiga e inteligente. Sonhos, tenho muitos: crescer profissionalmente como psicóloga, casar , ter filhos (ainda não sei se de maneira natural ou adotados, mas, sim, os terei), e a cada dia renovo meus sonhos, pois sem eles não há esperança de um futuro melhor. 
Agradeço muito a Deus  por hoje estar aqui, por ter amigos, pela vida, ainda que ela 
não seja exatamente como queremos, mas sim ela  "É BONITA , É BONITA, É 
BONITA ... VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ..." 

E agradeço também à minha mãe, minha amiga e companheira, que me acompanha nas minhas idas e vindas, pela sua paciência , amor e dedicação.
"AS PESSOAS MAIS FELIZES NÃO SÃO AS LIVRES DE PROBLEMAS, MAS AQUELAS QUE SABEM LIDAR COM OS PROBLEMAS " 
 

Sobre as fotos: na primeira eu tenho 1ano e 3 meses. Na que eu estou de braço engessado eu tinha 4 anos. Na que estou sentada com as bonecas, tinha 10 anos
e na que estou de pé, com 25 anos.
 


Tereza Cristina

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...